segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Uma trajetória que o credencia a representar o povo de Valente na Câmara de Vereadores


(Foto: Mero Lopes)
Djalma Santana da Silva Neto, popularmente conhecido como Netinho Tur, é natural de Valente-BA, casado, pai de um filho, eleito vereador para seu primeiro mandato com expressivos 864 votos pelo PSB - Partido Socialista Brasileiro. Com oito votos favoráveis, de onze possíveis, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2017-2018.


O ‘Tur’ é em referência ao trabalho de motorista de transporte coletivo de passageiros a qual exercia antes de ingressar oficialmente na vida pública, atuando, ainda, junto à escola APAE do município, no transporte de alunos com algum tipo de deficiência.


Como o filho mais novo em uma família humilde de sete irmãos, começou a trabalhar muito cedo e a sentir as dificuldades da grande maioria dos jovens. Com dez ano de idade sentiu um dos maiores golpes de sua vida, a perda do pai. A responsabilidade de cuidar dos filhos recaiu sobre dona Etelvina, sua mãe, que com muita dedicação, conciliava as funções de lavandeira e costureira para sustentar a casa.


Netinho sempre fez parte de movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais. Costumeiramente desenvolve ações e projetos voluntários, com ênfase em datas comemorativas, a exemplo do Dia das Crianças, Dia dos Pais entre outras do calendário.


Desportista nato - e torcedor apaixonado do Vasco da Gama-RJ – Netinho preside o maior rival do cruzmaltino, o Flamengo, mas do Bairro Juazeiro, sua comunidade, clube que historicamente oportunizou a prata da casa em competições promovidas pelas entidades esportivas municipais.


A paixão pela política começou muito cedo. Desde então, o envolvimento com a organização da sociedade não parou mais. Sua história o estimulou a lutar por uma sociedade mais justa, combatendo todas as barreiras que impedem uma vida melhor.
Aos 37 anos, Netinho Tur combina a energia da juventude com uma experiência de vida que formou seu perfil batalhador, solidário, ético e comprometido com as causas coletivas. É essa trajetória que o credencia  a representar o povo de Valente na Câmara de Vereadores.